Home

Gengiva inflamada com aparelho? Saiba as causas e como tratar

Você Sabia?

23 de Agosto de 2023

Mulher escovendo os dentes com cuidado

 

 Gengiva inflamada com aparelho? Saiba as causas e como tratar

Saúde e Bem-Estar -

A gengivite é uma condição de inflamação na gengiva, que fica inchada e machucada em volta do dente, podendo chegar até a sangrar. Ela acomete pessoas de todas as idades, e é frequente em quem usa aparelho. Confira a seguir as causas da gengivite e tratamento



 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Causas

Existem diversas patologias (doenças) que acometem a saúde bucal e apresentam sintomas diversos. A gengiva inchada é causada por uma inflamação local e, se não tratada a tempo, pode gerar sangramento, retração gengival e, em casos mais graves, perda óssea.

“Na maioria das vezes, a gengiva inflamada é ocasionada pela presença de placa bacteriana aliada à falta ou má higienização dental”, explica a Dra. Valéria Côrtes de Arruda Campos, dentista auditora da NotreDame Intermédica. “Porém, hábitos inadequados como palitar dentes ou morder objetos pontiagudos podem favorecer a inflamação local, ocasionando o inchaço”, diz.

Faixa etária e grupos de risco

Na puberdade há maior índice de gengivite, devido a alterações hormonais e/ou maus hábitos de higiene oral (dieta inadequada e frequente, pouca escovação e ausência do uso do fio dental).

A adolescência é também a fase em que mais se iniciam os tratamentos ortodônticos e não é normal que a gengiva fique inchada com o aparelho. Tanto a falta de cuidados com a higiene quanto o mau posicionamento do aparelho podem causar a gengivite.  

Conforme explica a Dra. Valéria, as gestantes também sofrem com problemas periodontais, pois a alteração hormonal pode levar a quadros de inflamação gengival quando somadas a deficiência de escovação.

“Isso ocorre por conta dos enjoos frequentes nesta fase que, aliados à má higienização e dieta inadequada, podem favorecer o aparecimento de gengivite/periodontite severa”, detalha a Dra. Valéria. “Alguns estudos clínicos, inclusive, relacionam o parto prematuro com problemas periodontais. Assim como os adolescentes, as gestantes devem fazer um acompanhamento odontológico, intensificar a higiene oral e redobrar a atenção neste período”. Saiba mais sobre a importância do pré-natal odontológico aqui.

Consequências

Os problemas de gengiva podem se agravar se não tratados no início, podendo evoluir para gengivite (inflamação da gengiva) e periodontite (alteração do periodonto e tecido ósseo) levando, inclusive, à perda de dentes.

Referências:

Fonte: Dra. Valéria Côrtes de Arruda Campos, dentista auditora do GNDI

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:

Dra. Jaqueline Ferreira
Coordenadora Técnica da NotreDame Intermédica
CROSP: 35.153

Explore mais categorias